terça-feira, 6 de abril de 2010

Indefinição gera apreensão entre moradores da Atílio Superti


A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) tratou na sua reunião ordinária desta terça-feira (06/04) do reassentamento de 150 famílias do Loteamento Edgar Pires de Castro, despejadas do Conjunto Habitacional Atílio Superti. A reunião realizada no Plenário Ana Terra reuniu representantes da comunidade, da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), de órgãos da Prefeitura de Porto Alegre e da Secretaria Estadual de Habitação.

O presidente da Associação Jardim Atílio Superti, Maurício Melo, relatou que a comunidade, que ocupou a área por um ano, está angustiada, sem saber como está o processo de reassentamento, pois, havia a expectativa de que as obras no terreno adquirido pelo Estado na Estrada Edgar Pires de Castro começassem no início de abril. No entanto, segundo Melo, isso não ocorreu.

O líder comunitário informou que a infraestrtura prometida pela Prefeitura já foi realizada, mas que problemas burocráticos estão atrapalhando o início da construção das casas. A comunidade também pede a instalação de um posto de saúde e de uma linha de ônibus. A representante da Secretaria Municipal da Educação disse que a instalação da creche no loteamento depende do encaminhamento do Demhab. O secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Habitação, Marcelo Soares, e o representante do Demhab disseram que a Caixa Econômica Federal (CEF) não aceitou a matrícula única. Por isso, o processo terá que passar pelos trâmites normais.

O vereador Toni Proença (PPS) lamentou a descontinuidade dos trabalhos de acompanhamento por um comitê formado durante o ano passado. O vereador Adeli Sell (PT) sugeriu que a Comissão acompanhe o processo no cartório responsável. O vereador Sebastião Melo (PMDB) disse que viu e viveu a ocupação da Atílio Superti e que o problema não será resolvido com discurso.

O presidente da Comissão, vereador DJ Cássia (PTB), observou que a Cedecondh não tem bandeira partidária e que busca atender as reivindicações da comunidade. Ficou acertado que na segunda-feira, às 10 horas, haverá uma reunirá no Demhab para tratar do assunto. A Cedecondh é presidida pelo vereador DJ Cássia (PTB) e tem ainda como membros o vice-presidente Adeli Sell (PT) e os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Maurício Dziedricki (PTB), Sebastião Melo (PMDB) e Toni Proença (PPS). Também participaram da reunião os vereadores Luciano Marcantônio (PDT) e Engenheiro Comassetto (PT).

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

Nenhum comentário:

Postar um comentário