quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fundação O Pão dos Pobres aguarda novas parcerias


A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), presidida pelo vereador DJ Cassiá, ouviu nesta terça-feira (17/8) as representantes da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio sobre os projetos de acolhimento sócio-educativa da instituição que abriga centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou pobreza absoluta. A pauta da reunião foi sugerida pelo vereador João Bosco Vaz (PDT).

A coordenadora Sócio-Educativo, Shirley Curtinaz, disse que a Fundação O Pão dos Pobres completou, na segunda-feira (16/8), 115 anos de existência, passando por uma série de modificações, mas sempre com a preocupação de atender os jovens mais necessitados que precisam de uma atenção especial. Segundo ela, há a necessidade de novas parcerias, diante das despesas que a instituição enfrenta com o atendimento integral a crianças e adolescentes, durante as 24 horas do dia de segunda a sexta-feira, incluindo-se aí, todas as refeições.

Neste projeto, em 2009, foram 184 atendimentos. Outro projeto desenvolvido pela instituição é o Centro Educacional Profissional que atendeu, em 2009, 617 jovens, incluindo adolescentes da FASE. No projeto, são oferecidos diversos cursos profissionalizantes e de qualificação como de marceneiro, serralheiro, mecânica automotiva, circuito elétrico, etc.
A assessora de Comunicação, Susana Velhinho Englert, disse que a instituição tem trabalhado para conscientizar os diversos segmentos da sociedade a colaborar com o projeto. Destacou que com mais recursos e apoios, O Pão dos Pobres poderá atender mais crianças e adolescentes.

O presidente da Cedecondh, vereador DJ Cassiá (PTB) disse que os projetos desenvolvidos pelo O Pão dos Pobres são a fórmula da salvação da para jovens e crianças. Garantiu que os vereadores continuarão trabalhando lado a lado com a instituição na busca de novas parcerias. João Bosco Vaz criticou a suspensão de recursos que o governo do Estado dava à instituição até o ano passado para a fabricação de óculos. Disse que a fábrica produzia o produto e distribuía gratuitamente a pessoas carentes.

O vereador Toni Proença (PPS) pediu que os representantes da Fundação verifiquem a possibilidade de voltar a operar a fábrica com os equipamentos atuais e se prontificou a agendar um encontro com a governadora para restabelecer o convênio e os recursos necessários. Já o vice-presidente da comissão, vereador Adeli Sell (PT) se prontificou a ajudar a promover um encontro com autoridades federais para discutir a questão da filantropia. Também ficou acertado que os vereadores visitarão a fundação para conhecer de perto a rotina dos crianças e adolescentes ali atendidas.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Foto: Eduarda Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário