quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Comissão conhece de perto a rotina do Pão dos Pobres



A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pelo vereador DJ Cassiá, visitou, nesta terça-feira (24/8), a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio. Na oportunidade, os vereadores conheceram a rotina da instituição que atende a 600 crianças e adolescentes carentes ou em situação de vulnerabilidade social.


Os vereadores foram recebidos pelo gerente-geral, Maurício Chaves, pelas coordenadoras dos programas implantados e pela assessora de comunicação Susana Vellinho Englert. A fundação, este mês, completou 115 anos de existência. Primeiramente, os vereadores foram levados até o refeitório onde as 160 crianças e adolescentes do Centro de Atendimento Integral de 8 a 17 anos fazem as suas refeições.


Na ocasião, Felipe Santos, um dos jovens atendidos, disse que está na instituição desde 2006. Destacou que, se não fosse essa oportunidade, poderia estar no mundo das drogas. Ele lembrou que O Pão dos Pobres oferece uma série de atividades pedagógicas e de lazer.

O presidente da Cedecondh, vereador DJ Cassiá (PTB), observou que o carinho dado pelos professores e funcionários e o conhecimento pedagógico preparam os jovens para a vida longe das drogas.


Oficinas


Os vereadores também conheceram as oficinas onde são oferecidos os cursos de Elétrica Predial e Industrial, Informática Básica e Manutenção de Computadores, Assistente Administrativo, Mecânica Automotiva, Serralheria, Marcenaria, Reparador de Equipamentos Eletrônicos Industriais e Mecânica de Usinagem. Os cursos têm duração de dois anos, e a idade mínima é de 16 anos. Segundo a instituição, a maioria dos alunos dos cursos profissionalizantes sai empregada.

Ao percorrer as oficinas, o vereador Toni Proença (PPS) disse que sentia uma ponta de nostalgia ao lembrar do curso de Mecânica de Automóvel feito no Colégio Parobé. “Esses cursos preparam vocês para a vida, mas não parem de estudar”, destacou.

Contribuir


O Pão dos Pobres é uma ONG que necessita de novas parcerias para atender a demanda. Aceita doações de alimentos, roupas, calçados e móveis, que são utilizados na própria instituição, repassados aos alunos ou revendidos para arrecadar verba. Também é possível contribuir através de depósito na agência 10-8 do Banco do Brasil, conta corrente nº 205076-5. Há, ainda, outras formas de investir no Pão dos Pobres obtendo incentivo fiscal. Para mais informações, basta acessar o site www.paodospobres.org.br ou ligar para (51) 3433-6902. A instituição funciona na Rua da República, 801.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Fotos: Elson Sempé Pedroso
Fotos do Slide: Silvia Almeida da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário