quinta-feira, 30 de junho de 2011

DJ Cassiá preside sessão em que prefeito e primeira-dama agradecem aprovação da Seda.


Vereador DJ Cassiá (PTB) presidiu na tarde desta quinta-feira (30/6) a sessão plenária em que o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, acompanhado da primeira-dama do Município, Regina Becker, dividiram a tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre para agradecer aos Vereadores pela aprovação do projeto de lei do Executivo que criou a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), ocorrida na última segunda-feira. Fortunati e Regina afirmaram que a criação da pasta é pioneira e significará a consolidação e ampliação das políticas voltadas à questão animal postas em prática pela prefeitura. O casal aproveitou também para pedir o apoio do Legislativo às ações a serem implementadas.

Fortunati garantiu que a Seda não é fruto apenas do apego e do afeto pelos animais, mas da necessidade de avançar na solução de problemas originados na questão animal. Lembrou que a administração municipal sempre desenvolveu medidas ligadas aos animais, como a Smam, que dispensa atenção aos animais silvestres; a Secretaria da Saúde, que combate as zoonoses; e a EPTC, que livra cavalos de maus-tratos e abandono.

Doenças

A secretaria, de acordo com o prefeito, tratará de um tema complexo, mas terá como um dos principais focos a prevenção de doenças e o controle populacional de animais, como cães e gatos, principalmente nas vilas. "Não pela matança, como acontecia no passado quando passava a carrocinha para levá-los para o sacrifício", alertou. "Propomos sim a esterilização e a castração como política adequada, apoiada pelos protetores", disse.

Segundo o prefeito, os animais também serão medicados e vacinados, como ocorreu na transferência da Vila Chocolatão. A Seda ainda consentrará esforços, conforme o prefeito, na educação e conscientização para a doação responsável de animais. Essas campanhas serão realizadas em todas as escolas da cidade, tanto públicas como privadas. " Um ser vivo não é um objeto", frisou, lamentando o fato de muitas pessoas comprarem bichinhos por impulso para depois os abandonarem.

Por fim, como o marido, Regina lembrou que o zelo pelos animais não é motivo apenas pela compaixão, mas se trata de uma questão ambiental e filosófica. "Deus criou todos para habitarmos o mesmo planeta", afirmou. É nessa base que dirigimos todas as nossas ações".

Na opinião de DJ Cassiá a criação desta pasta é de suma importância e se trata também de uma questão de saúde pública. "Com os animais tratados, toda população estará recebendo proteção, pois muitas doenças serão evitadas", considera o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário