terça-feira, 16 de março de 2010

Reunião da CEDECONDH - Estacionamento verde da Procempa x Interesses da comunidade



A construção de um estacionamento verde para uso da Procempa, ao lado do edifício Dilúvio, na rua Lima e Silva, foi pauta no encontro entre os representantes da Procempa e moradores do edifício na Comissão de Defesa do Consumidor, Dreitos Humanos e Segurança Urbana - CEDECONDH, da qual o vereador DJ Cassiá (PTB) é o presidente.
Foi aberta discussão para se tentar um acordo entre as partes, pois os moradores não concordam com a construção da obra. Eles alegam que é uma área verde e que serviria para ajardinamento para uso da comunidade e não de uma entidade privada.
O arquiteto Mauro Defferrari, representando a empresa responsável pelo projeto e a Procempa, fez apresentação de slides onde detalhou o projeto do Estacionamento Verde, uma nova maneira de se pensar em construções que busquem a solução para um problema que afeta, segundo ele, a população da região. Um projeto voltado para a sustentabilidade, onde imperam a conciliação, a humanização dos espaços, onde ocorra a satisfação integral com compromisso socioambiental. Defferrari alegou também que é uma construção de baixo impacto ambiental, rápida e limpa, com uma cobertura verde (grama) formando uma "praça elevada ajardinada" para uso da comunidade, com piso ecológico (feito com pneus reciclados), madeira sintética, painéis fotovoltáticos para redução de energia, piso porotátil (para uso por deficientes), presença humana e iluminação 24 horas por dia.
Moradores do Edifício Dilúvio e vereadores elogiaram o projeto, mas a comunidade alega que tal construção traria problemas de acesso às garagens dos prédios, atrapalharia a entrada de luz solar e a ventilação dos apartamentos do primeiro piso do condomínio, além de isolar os moradores do convívio com os frequentadores da área verde. Eles pedem que haja, isso sim, a criação, por parte da Prefeitura, de uma área de lazer naquele espaço para uso da comunidade em geral, incluindo aí os alunos de uma escola especial próxima, que hoje estariam ocupando o terreno no final da tarde para as brincadeiras de forma precária, devido às condições de deterioração do local. Após as considerações, Procempa e comunidade se comprometeram a continuar se reunindo e dialogando até que se chegue a um acordo sobre qual o melhor projeto para o local, que contemple as necessidades da população e garanta o estacionamento aos funcionários do órgão. O vereador Adeli Sell (PT) pediu à MDarq e à Procempa que façam levantamento de custo para a modificação do projeto para construção de um estacionamento subterrâneo abaixo dessa área verde, que poderia ser reformada e se transformar em área de lazer de forma definitiva.
Compareceram à reunião, além do DJ Cassiá (PTB), os vereadores Adeli Sell (PT), Ervino Besson (PDT), Marcello Chiodo (PTB) e Toni Proença (PPS), além de Everton Braz, representante da Procempa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário